PE Nova Baden
MG

estatísticas da área

Espécies registradas::
119
Espécies com foto:
115
Espécies com som:
27
Total de registros:
379
Total de fotos:
343
Total de sons:
36

primeiros registros fotográficos

alma-de-gato
Tomaz Bocardi
pitiguari
Tomaz Bocardi
maria-pequena
Tomaz Bocardi
juriti-de-testa-branca
Tomaz Bocardi
japu
Tomaz Bocardi

primeiros registros sonoros

teque-teque
Tomaz Bocardi
pomba-galega
Tomaz Bocardi
enferrujado
Tomaz Bocardi
gavião-carijó
Tomaz Bocardi
tangará
Tomaz Bocardi
Áreas de Observação

Parque Estadual Nova Baden

Unidade de Conservação Estadual localizada no Sul do Estado de Minas Gerais, município de Lambari, macrorregião do Sul de Minas. o Parque está situado no flanco sudeste da Serra das Águas e com área de 214,47 hectares, ainda conserva importantes fontes de águas minerais e remanescentes florestais da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do mundo.
O Parque faz parte do Circuito das Águas Mineiro, em uma região de rara beleza natural, incrustada na Serra da Mantiqueira.
A Serra das Águas constitui uma importante área de recarga de aquífero, onde afloram inúmeras nascentes de águas minerais, as quais abastecem importantes cursos d’água do Alto Rio Grande. Além disso, a região de Lambari é considerada área prioritária para conservação de aves no Estado de Minas Gerais (Drummond et al., 2005).

História

A sede do Parque corresponde à antiga casa de Américo Werneck, primeiro prefeito da então nova cidade de Lambari, no século XIX. Werneck desenvolveu vários projetos de aproveitamento racional das estâncias hidrominerais da região. Habitou a fazenda Pinheiros, hoje sede do PENB, onde plantou muitas árvores frutíferas, eucaliptos Eucalyptus sp., araucárias Araucaria angustifolia e ajudou na conservação da mata nativa. O nome dado à colônia do local é referência de uma cidade Alemã por nome de Baden-Baden,local que serviu de inspiração ao visionário devido algumas semelhanças paisagísticas.
Ao entrar em conflito com o Estado, Américo Werneck, após arrendar os projetos do município para si, perdeu a causa na justiça, abandonando a cidade e não retornando para reaver suas posses, levando em consequência o Estado vir a se apropriar da Fazenda, transformando-a em uma área de reserva municipal, destinada à proteção ambiental, através do Decreto no 16.580, de 23 de setembro de 1974, a qual pertencia a EPAMIG (Decreto no 16.580/74). Em 27 de setembro de 1994, através do Decreto no 36.069, sua categoria de manejo foi alterada para Parque Estadual, que passou a ser administrado pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), sendo aberto para visitação pública no ano de 1995 (Lei Estadual no 1.613/94).

Infra-estrutura

O Parque conta com alojamento institucional, casa de pesquisadores (destinados àqueles que obtém aprovação mediante requerimento junto ao IEF), Portaria,Estacionamento, área de lazer para crianças contendo: dois balanços, escorregador e uma pequena tirolesa de 13 metros. Possui três trilhas de fácil acesso, limpas e varridas (diferenciando-se de outras Unidades), são elas as trilhas: dos Palmitos, dos Troncos e das Sete Quedas onde pode ser observada uma grande variedade de aves, fauna e flora. O Parque Estadual Nova Baden aguarda sua visita! ===== Últimos registros fotográficos =====

===== Últimos registros sonoros ===== ===== Referências ======